Pedido de Cidadania Italiana

tradução

Como fazer o pedido cidadania italiana no consulado italiano ou na Itália

Para fazer o pedido de cidadania Italiana, sempre será necessário comprovar o parentesco com o ancestral Italiano. Esta comprovação é de certa forma simples, mas muito importante.

Basta apresentar a Certidão de Nascimento ou Batismo, Certidão de Casamento e Óbito do Italiano (ancestral) e os mesmos documentos do filho do italiano, do neto e etc até chegar em você e seus filhos menores de 18 anos.

Não podemos esquecer da certidão negativa de naturalização, que é gratuita, mas essencial para o processo.

Sempre nos perguntam se pode apresentar somente o casamento, já que o nascimento é entregue no cartório para o casamento, e a resposta é NÃO, o governo Italiano exige a certidão de Nascimento ou Batismo sempre.

Em relação a certidão de Óbito a pergunta é “…sempre na certidão de nascimento ou casamento tem a anotação do óbito, preciso apresentar a certidão de óbito?”

E a resposta é SIM, é fundamental apresentar a certidão de óbito, mesmo que uma ou outra comune não peça. Você não deve correr o risco desnecessário, de seu pedido não ser protocolado por falta de Certidão de Óbito. Isso pode atrasar, e muito o seu pedido de cidadania.

Consulado Italiano

O pedido de cidadania italiana pode ser feito no Consulado Geral da Itália mais próximo de sua residência, ou na Itália.

Segue a lista dos consulados no Brasil

  1. Consulado de Belo Horizonte (MG)
  2. Consulado de São Paulo (SP)
  3. Consulado de Curitiba (PR)
  4. Consulado de Porto Alegre (RS)
  5. Consulado do Rio de Janeiro (RJ)
  6. Consulado de Recife (PE)
  7. Embaixada Italiana em Brasília (DF)

Os sub consulados da Itália, não fazem o reconhecimento da cidadania, é necessário realmente fazer o agendamento em um dos consulados listados acima.

Cada consulado geral da Itália, tem uma norma para o agendamento do pedido da cidadania. É necessário acessar o site do consulado da Itália mais próximo e verificar como se pode fazer o agendamento.

Os documentos que devem ser apresentados ao consulado, são os mencionados acima, já para os pedidos de cidadania italiana feitos na Itália, o que muda é que precisa apresentar todas as certidões traduzidas, por tradutor juramentado e apostiladas.

Pedido de Cidadania italiana

Enquanto os pedidos feitos no consulado, só precisa traduzir e apostilar os documentos do solicitante, já que estes serão enviados para a Itália fazer a transcrição do nascimento.

O pedido da cidadania italiana, na Italia é muito mais rápido, porém mais complicado, pois precisa falar minimamente italiano, já que terá que residir alguns meses na Italia, e é bem complicado passar um tempo sem conseguir se comunicar.

Lembramos que apenas cidades como Roma e Milão falam inglês, mas são péssimas para pedir a cidadania, pois são comune muito sobrecarregadas. No restante da Itália quase ninguém fala inglês.

Recomendamos assistir um video infantil no youtube, para testar seu nível de italiano https://www.youtube.com/watch?v=-Rk0U7VSlRU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *