Cidadania Italiana

alvara online

Cidadania Italiana, será que tenho direito?

A Itália é um dos únicos países da união Européia que concede Cidadania Italiana para para Bisnetos, Trisnetos e até Tataranetos de seus cidadãos. Entretanto se você ouviu relatos da sua família, que um ancestral veio da Itália, você provavelmente tem direito a cidadania italiana.

Como saber se posso ou não comprovar meu direito a cidadania italiana?

Para saber com certeza se tem ou não tem o direito a cidadania Italiana, o primeiro passo é ligar no cartório de registro civil da cidade onde seu avô/avó nasceu no Brasil (caso ele seja o descendente direto do italiano) e pedir a certidão de nascimento dele.

Esta certidão de nascimento deve conter o nome dos pais e dos avós dele, o que é fundamental para localizar o registro na Itália.

Como este registro foi feito pelo próprio italiano ou pelo filho dele, normalmente, informações como a cidade de origem na Itália, podem estar escritas na certidão.

Após ter estes nomes basta procurar nos sites abaixo, para tentar encontrar a cidade e data do nascimento do Italiano.

www.familysearch.com.br

antenati.san.beniculturali.it

www.ciseionline.it

Após localizar, basta nos enviar esses dados, que solicitamos a certidão de nascimento ou batismo, e te enviamos para o Brasil.

A pesquisa não é rapida nem fácil, é necessário atenção e empenho, não existe uma forma mágica de saber sobre seus ancestrais através do seu sobrenome, e normalmente existe muitas pessoas com o mesmo nome do seu antepassado Italiano, muitas mesmo.

Busca do Antenato Italiano para cidadania italiana

Nas buscas que costumamos fazer, a grande maioria dos nomes buscados tem mais de 15 homônimos, e precisa saber o ano correto do nascimento, nome dos pais e às vezes até mesmo o nome da esposa, pois estes bancos de dados foram digitados através de livros com mais de 120 anos e não são completos.

Apenas 40% dos registros de nascimento na Itália, antes de 1900 são fáceis de serem consultados, buscando através do nome e sobrenome, outros 30% estão em livros digitalizados e que podem ser lidos página por página em italiano, entre as 8200 cidades (total de cidades na Itália) e mais de um livro por ano com 400 paginas cada, ou seja, é possível, mas não é fácil.

Outros não estão digitalizados, e para estes casos precisamos buscar onde existe o sobrenome e tentar por exclusão chegar na possível cidade, o que nem sempre é possível, apenas 70% das vezes conseguimos.

Certidão de batismo na Italia

Quando o assunto é Batismo, ou seja pessoas nascidas antes de 1870 (aproximadamente), a busca da certidão é mais complexa, pois nem 20% está digitalizado e não existe bancos de dados disponibilizados pela igreja para consulta online, através do nome e sobrenome.

Os livros estão com os padres ou com a Curia da igreja e muitos não gostam de fazer a busca e cobram para buscar, e caso não seja encontrado, não tem reembolso. Lembre-se que existem mais de 15 mil paroquias na Itália.

O prazo médio da busca da certidão de Batismo é de aproximadamente 3 meses, já que precisamos da boa vontade dos padres, o que quase nunca existe.

Após ter a certidão de Nascimento ou Batismo do Italiano

Agora que você já tem a comprovação do seu direito a cidadania Italiana, daí sim pode decidir como fazer o pedido de cidadania, pois existem mais algumas decisões que envolvem tempo e custos, as quais falamos em outro post.

Clique aqui e saiba mais sobre a cidadania Italiana
cidadania italiana, como pedir
cidadania italiana, sera que tenho direito