Cidadania Italiana Passo a Passo

Empresa Iitaliana

Como saber se tenho direito a cidadania italiana?

Cidadania Italiana Passo a Passo – Se você sabe que tem algum antepassado Italiano, mesmo que seja seu tataravô. Você tem direito a cidadania Italiana! Este direito é por laços de sangue, não sendo possível ser negado, desde que seja comprovado o parentesco e que as regras do pedido da cidadania sejam respeitadas.

 

O primeiro passo para ter certeza se este antepassado é Italiano, é pedir para um familiar a certidão de nascimento ou casamento do seu avô ou avó (descendente do italiano).

 

Com a certidão de nascimento em mãos, será possível verificar o nome dos pais/avôs dele e assim teremos como analisar se pode ou não pode ser descendente do italiano. 

Caso você não tenhe nenhuma informação sobre se tem ou não tem um antepassado italiano, você pode consultar no link abaixo, para ver se seu sobrenome é italiano. Lembramos que ter um sobrenome italiano, não te da direito a cidadania, mas é um bom começo para localizar seu antepassado.

 

https://www.cognomix.it/mappe-dei-cognomi-italiani

 

Dúvidas? Atendemos por WhatsApp – clique aqui

Quais são os documentos necessários para a Cidadania Italiana?

Antes de mais nada devemos entender qual a documentação necessaria para o pedido da cidadania italiana e seguir seu passo a passo. A lei Italiana exige que todo requerente a cidadania (por ligação sanguínea), deverá apresentar as seguintes certidões:

  • Nascimento ou batismo do antepassado italiano;
  • Casamento do antepassado Italiano;
  • Óbito do antepassado Italiano;
  • Certidão de não naturalização Brasileira (CNN naturalização).

Além destas 3 certidões de registro civil, do antepassado Italiano. Também deverá ser apresentado o nascimento, casamento e obito do filho dele + as mesmas certidões do neto e etc, até chegar no requerente.  Informamos que mais de 60% dos pedidos de cidadania, apresentam divergencia nos dados entre a certidão de nascimento na Itália e as certidões brasileiras que se referem ao italiano e muitas destas divergencias, devem ser retificadas, mas não se preocupe, pois isso não é um problema, é apenas um passo a mais.

A certidão de não naturalização, que tem o nome popular de CNN Naturalização. É gratuita e bem simples de ser feita, podendo ser solicitada pela internet, no site abaixo, do governo Brasileiro.

http://deest.mj.gov.br/ecertidao/abrirPesquisa/abrirEmissao.do

Uma vez preparada a pasta de certidões, ela vai ser entregue no consulado ou diretamente na Itália, caso opte em morar lá. O oficial do governo italiano, vai conferir todas as certidões, para verificar uma coisa bem simples e que pode impedir ou gerar o aceite em seu pedido da cidadania italiana, que é se o Italiano é realmente seu antepassado. 

Neste processo ele vai verificar:

  1. A idade de cada pai/mãe no nascimento do filho e verificar se bate com a certidão de nascimento da pessoa;
  2. Irá verificar o nome dos pais/avós para ver se batem com as certidões anteriores;
  3. Nas certidões de óbito, que constam o nome dos filhos, idade, nome da esposa e o nome dos pais também são verificados;
  4. E também vai verificar os nomes e sobrenomes.
Este processo é complexo e existem muitas regras, por isso muita atenção.

 

Caso precise de ajuda, podemos analisar todas as certidões e fazer a busca de todas as certidões no Brasil e na Itália.

 

Dúvidas? Atendemos por WhatsApp – clique aqui

Onde faço o pedido da cidadania Italiana?

Você pode fazer o pedido da cidadania italiana no Consulado da Itália que é o responsável pelo estado que você mora no Brasil, ou mudando para a Itália.

O tempo do pedido nos consulados da Itália no Brasil, varia de 1 mês a 5 anos, mas tem que respeitar o consulado correto, sob pena de perda do processo.

  • São Paulo – 10 anos
  • Rio de Janeiro – 12 meses
  • Curitiba – 1 semana após o agendamento, que é extremamente difícil e normalmente o consulado libera apenas 2 vagas por dia, outro problema é que o consulado recebe a pasta de certidões e esta deixando parada sem ser enviada para a Italia para a transcrição da cidadania, algumas pessoas entregaram a pasta há 1 ano e ainda a comune italiana não recebeu a documentação para a transcrição.
  • BH – 5 meses
  • Porto Alegre – 5 anos
  • Recife – 5 anos
  • Embaixada da Itália em Brasília – 5 anos
O consulado da italia cobra uma taxa de 300 euros para o pedido da cidadania no momento que for apresentada a pasta de certidões e a cidadania normalmente fica pronta 6 meses depois.

Quais são os tipos cidadania italiana?

Cidadania italiana Jus Sanguinis ou por laços de sangue

Esse é o mais comum, pois é onde os seus descendentes passam o direito para você. E não existe limite de gerações, basta você ter os documentos necessários, os quais já descrevemos acima.

Este processo é o que descrevemos em todo este tutorial

Cidadania Italiana por Casamento:

Todo cônjuge tem direito à naturalização italiana, para isso basta o casal ter pelo menos 3 anos de casamento para que seja possível obter a naturalização italiana. Essa lei vale para casamento homoafetivos, porém não é válido para união estável.

O conjuge deve prestar uma prova de fluencia no idioma italiano em nível B1, a qual normalmente exige em torno de 30 horas aulas.

O casamento do casal deve estar registrado na comune, onde foi feito o registro da cidadania.

Meu filho vai ter o direito a cidadania italiana?

SIM! Seu filho se menor de idade entra no seu pedido da cidadania ou se maior, pode participar da mesma pasta de certidões sua, mas deve ser um requerente.

Caso seu filho tenha nascido após sua cidadania já ter sido reconhecida, podemos solicitar a cidadania dele, sem problemas (enquanto ele for menor de 18 anos).

Quais são as vantagens de ter a cidadania Italiana?

As vantagens são inumeras, como seus filhos poderem cursar as universidades européias pagando menos de 1 mil euros por ano, ou ter um sistema de saúde sem custo, caso resida na Itália por exemplo ou poder fazer negócios com empresas européias e aproveitar as taxas de juros subsidiadas e investimentos a fundo perdido.

Mas o mais importante de tudo é ter um leque de opções maiores para não limitar você e nem seus filhos nas decisões, no presente ou futuro.

Como funciona nossa assessoria no processo?

Atuamos em todas as etapas do pedido da cidadania Italiana e Portuguesa.

  • 1º Fase: Busca das certidões tanto no Brasil como na Itália. Valor do serviço de busca R$ 1.500,00. No final desta fase é feito o agendamento no consulado italiano e analise da grafia das certidões;
  • 2º Fase: Emissão das certidões brasileiras e italianas;
  • 3º Fase: Correção de Grafia, caso seja necessária;
  • 4º Fase: Emissão das certidões em Inteiro teor, Tradução Juramentada e apostilamento da certidão assim como da tradução juramentada. 

Oferecemos suporte total para o pedido da cidadania, em qualquer consulado da Itália no Mundo.

Oferecemos suporte também as pessoas que preferem vir para a Itália, para fazer o pedido.

Nosso serviço finaliza na emissão do passaporte do requerente.

Caso tenha alguma dúvida, atendemos através do Whatsapp (11) 98104-0112 ou nos envie um e-mail contato@alvaraonline.com.br

 

Cidadania Italiana por via Judicial

Existe também o pedido da cidadania italiana por via judicial, por via materna, a qual funciona somente nos casos que exemplifico abaixo.

Na Itália o direito à cidadania foi reconhecido a mulher em 1948, e para explicar vou dar um exemplo: se seu bisavô é italiano e a filha dele, sua avó, teve seu pai antes de 1948, sua avó ainda não tinha o direito à cidadania quando seu pai nasceu e por isso seu pedido a cidadania não pode ser feito no consulado, já que seu pai não herdou o direito. Em 2009 foi criada uma jurisprudência na Itália que tem o nome de cidadania por via materna, e esta jurisprudência acabou com esta discriminação, por isso é possível fazer o pedido da cidadania sem problemas, mas através de processo judicial na Itália que leva 25 meses em média e tem o custo de 3.200 euros para o primeiro requerente + 500 euros por requerente adicional, que pode ser filhos, irmãos, primos e etc, desde que descendentes do mesmo italiano.

Já tenho a cidadania e preciso emitir meu passaporte!

Sem problemas, temos como atualizar seu AIRE e incluir o nascimento dos seus filhos / eventual casamento ou divorcio, para que você posso renovar seu passaporte italiano.

 

Dúvidas? Atendemos por WhatsApp – clique aqui

Cidadania Italiana Passo a Passo

Deixe um comentário