Cidadania Italiana Passo a Passo

cidadania italiana passo a passo

Cidadania Italiana Passo a Passo

Cidadania Italiana passo a passo – Se você sabe que tem algum antepassado Italiano, mesmo que seja um tataravô. Você tem direito a cidadania Italiana e este direito é por laços de sangue. Não sendo possível ser negado, desde que seja comprovado o parentesco.

O primeiro passo para ter certeza se este antepassado é Italiano é pedir para um familiar a certidão de nascimento do seu avô ou avó (descendente do italiano).

Com a certidão de nascimento em mãos, será possível verificar o nome dos país e avôs dele, e dai temos como saber se pode ou não pode ser descendente de italiano. Exemplo: Na Itália, os filhos não tem o sobrenome da mãe, tem apenas o sobrenome do pai, com isso podemos excluir como nascidos na Itália, as pessoas com 2 sobrenomes.

Outra forma de saber se ele pode ser italiano, é consulado o sobrenome nos banco de dados de sobrenomes italianos. Segue o link para consulta do primeiro passo (Cidadania Italiana Passo a Passo).

https://www.cognomix.it/mappe-dei-cognomi-italiani

Documentos necessários

Entendendo a documentação da cidadania italiana passo a passo. A lei Italiana exige que todo requerente (por ligação sanguínea), deverá apresentar as seguintes certidões:

  • Certidão de nascimento ou batismo do antepassado italiano
  • Certidão de Casamento do antepassado Italiano
  • Certidão de Óbito do antepassado Italiano
  • Certidão de não naturalização Brasileira (CNN naturalização)

Alem destas 3 certidões de registro civil, do antepassado Italiano. Também deverá ser apresentado o nascimento, casamento e obito do filho dele + as mesmas certidões do neto e etc, até chegar no requerente, mas não esqueça de verificar se existe erro na grafia.

A certidão de não naturalização, que tem o nome popular de CNN Naturalização. É gratuita e bem simples de ser feita, podendo ser solicitada pela internet, no site abaixo, do governo Brasileiro, mas não esquece de preencher todas as variações do nome dele.

http://deest.mj.gov.br/ecertidao/abrirPesquisa/abrirEmissao.do

O oficial do governo italiano, vai conferir em todas as certidões, se o Italiano é realmente o pai, avô, bisavô e etc, do requerente. E por isso o nome dele e da esposa, devem estar corretos nas certidões dos descendentes. Caso tenha erro de grafia, é possível fazer a correção, mas não esqueça de verificar a idade deles nas certidões, para bater com a data do nascimento.

Onde fazer o pedido da cidadania Italiana

O pedido da cidadania pode ser feito no Consulado da Itália, que é o responsável pelo estado que você mora no Brasil, ou mudando para a Itália.

O tempo do pedido nos consulados da Itália no Brasil, varia de 4 meses a 9 anos, mas tem que respeitar o consulado correto, sob pena de perda do processo.

  • Consulado da Itália em São Paulo – 5 anos
  • Consulado da Itália no Rio de Janeiro – 1 ano
  • Consulado da Itália em Curitiba – 8 anos
  • Consulado da Itália em BH – 4 meses
  • Consulado da Itália em Porto Alegre – 5 anos
  • Consulado da Itália em Recife – 5 anos
  • Embaixada da Itália em Brasilia – 5 anos

Nossos Serviços

1º Fase: Busca das certidões tanto no Brasil como na Itália. Segue o link para conhecer melhor este serviço.

Busca para preparação da Pasta

2º Fase: Emissão da certidão de Nascimento ou Casamento na Itália.

Solicitação de Emissão da certidão de Nascimento ou Casamento na Itália

Solicitação de Emissão da certidão de Batismo na Itália

3º Fase: Correção de Grafia, se for necessario.

Correção de grafia nas certidões Brasileiras

4º Fase: Tradução Juramentada

Fazemos a tradução Juramentada e o apostilamento das certidões Brasileiras. O custo aproximado da tradução juramentada é de R$ 200,00 cada e é feito na Itália, sem a necessidade de apostilamento.

5º Fase: Pedido da cidadania Italiana.

Oferecemos suporte total para o pedido da cidadania em qualquer consulado da Itália no Mundo, mas também damos suporte, as pessoas que preferem vir para a Itália, para fazer a solicitação.

Caso seu pedido precise ser por Via Judicial, no caso da via Materna, temos advogados para indicar aqui na Itália.

Caso tenha alguma dúvida, atendemos através do Whatssapp (11) 98104-0112 ou nos envie um email [email protected]

Cidadania Italiana passo a passo