Aluguel na Itália

aluguel na italia 2

Aluguel na Itália

Aluguel na Itália –  Se você pretende fazer o pedido da cidadania italiana, morando os 3 meses na Itália temos como ajudar em tudo.

Temos apartamento quarto e sala para alugar. Fotos acima.

Nosso trabalho é conferir sua documentação, antes de você vir para a Itália, e te assessoramos no pedido da cidadania italiana e estaremos à disposição da comune para ser seu interprete, durante todo o processo. 

O contrato de aluguel é feito pelo periodo necessario e sem multas ou taxas extras. Optando por nosso apartamento, os passos abaixo não são necessarios, pois eles explicam o processo de alugue, de outro imóvel na Itália.

O que é necessario saber antes do aluguel na Itália

Quase todas as semanas recebemos contatos de Brasileiros que estão na Itália e precisam de aluguel na Italia e não conseguem. Alguns estão aqui há semanas e não conseguem alugar um apartamento.

Isso acontece por um motivo muito simples, os contratos de aluguel na Italia são normalmente de 4 anos + 4 anos. E os Brasileiros querem um imóvel para 4 meses, durante o pedido da cidadania italiana. Caso consigam um emprego, podem até ficar morando, mas não querem um compromisso de longo prazo, o que faz muito sentido, para o Brasileiro, mas não faz tanto sentido para o proprietário do imóvel de outros imóveis.

Normalmente os proprietários exigem 6 meses de aluguel em garantia + os 4 meses que a pessoa vai ficar no imóvel, tudo pago de uma vez, no momento da assinatura do contrato.

Antes de seguir na explicação de como é possível alugar um imóvel para o pedido de cidadania italiana, vamos entender o próximo passo que é o pedido de Residência na Itália. Pois o aluguel do imóvel tem esta função, já que não é possível ficar em um AirB&B ou hotel, pois não é possível conseguir a residência morando nestes locais.

 

Atendemos por WhatsApp

Como pedir a Residência na Itália?

No Brasil para se comprovar a residência, basta enviar a conta de agua, luz, telefone e etc, que já é suficiente para comprovar que alguém mora em determinado endereço.

O aluguel na Italia não é assim, cada imóvel do país tem um cadastro no governo federal, e este cadastro é gerenciado pela Agenzia delle entrate, que seria como a receita federal no Brasil. Toda vez que um Italiano muda de endereço, ele tem obrigação legal, sub pena de altas multas, de registrar este contrato de compra ou de aluguel, deste novo imóvel. Este registro é simples e normalmente o vendedor ou locador (proprietário do imóvel) quem faz, mas tem custo em torno de 400 euros, que é sempre pago pelo locador, e é onde temos o primeiro problema de um contrato de aluguel de 3 meses. E é claro que o proprietário não quer pagar este custo, para receber somente 3 meses de aluguel.

Uma vez com o contrato registrado, a pessoa pode ir até a Comune (prefeitura da cidade) para pedir que ela seja registrada como Residente na cidade, o que é um pré-requisito, para fazer o pedido da cidadania Italiana. 

Chegando ao departamento de pedido de residência, o oficial vai querer entender o porque um estrangeiro, com visto de turismo, quer solicitar o registro de residência. E a sua explicação será, que você vai fazer o pedido da cidadania italiana jure sanguini. O oficial deverá primeiro de encaminha para o departamento de cidadania e eles devem avaliar sua documentação e emitir um laudo, liberando você para ser registrado como residente. Com este laudo, você retorna ao pedido de residência e agora sim seu pedido de residência será aceito.

Gostaria de fazer uma ressalva nesta parte, pois os oficiais não falam inglês, português ou espanhol e se você não conseguir explicar em italiano e rápido, e ainda entender as perguntas que ele vai fazer, ele provavelmente vai ficar irritado. Você vai ouvir a pior frase que todos ouvem durante todo o processo de pedido de cidadania italiana “allora, vediamo, non riesco a fare la sua richiesta, ti raccomando trovare un interprete e tornare domani”. Após você ficar muito nervoso e se sentir muito encurralado, vai procurar um interprete, mas em cidades pequenas não tem quase pessoas que falam português, e é onde chegam até nós.

Sempre se sentindo injustiçados e com muita raiva, pois sentem que os oficiais da comune foram desrespeitosos e não tiveram boa vontade em ajudar. Recomendo calma, pois ficar nervoso vai criar uma ruptura no relacionamento que já iniciou com o pé esquerdo.

Ufa, passamos desta parte desagradável e agora podemos seguir. Uma vez feito o pedido de residência, agora é ir na delegacia de policia, explicar tudo e fazer a declaração anti-máfia. Dai é só esperar o vigile (policial) ir até sua casa para verificar alguns pontos, antes de aprovar sua residência.

Algumas perguntas importantes que serão feitas a você durante o processo.

1º O imóvel comporta você como residente? Cada um dos imóveis na Itália, foi projetado para uma quantidade de residentes, e se outra pessoa ainda estiver como residente neste imóvel, você terá que esperar ela ser retirada do cadastro para ser incluído. Ou também pode acontece de ser um apartamento que comporte 1 residente ou 1 casal, mas quando o policial chega, tem 2 camas de solteiro, o que demonstra que não é um casal. Neste caso seu pedido de residência será indeferido e terá que pagar a multa de rescisão do contrato de aluguel e fazer um novo aluguel na Italia.

2º O quarto que você dorme não tem a medida minima exige na comune ou é uma mansarda (casa com teto baixo). Nestes casos não se pode registrar a residência, pois o policial vai até o quarto e pedirá para abrir os armários para saber se as roupas são de homem ou de mulher e da idade aproximada de quem usa. Parece besteira, mas é assim que eles fazem, pois não querem ser enganados. Por isso quando for alugar o imóvel, certifique-se com o proprietário de que é possível fazer o pedido de residência.

3º Vícios do Imóvel: O policial vai verificar se o imóvel é possível de ser abitado, ou seja, não tem mofo, entulho ou outras coisas que possam comprometer a saúde de um residente.

Estando tudo certo o vigile vai embora e pode voltar para se certificar que realmente você mora ali. Muitas vezes ele nem vai no seu apartamento, ele vai somente nos vizinhos pergunta de você.

Falando assim parece que os policiais são uns dementes e mau educados, mas não é assim não, eles são sempre muito gentis e só querem realmente que a lei seja cumprida. Pois o compromisso deles é serio e cuidam muito dos detalhes, como todo italiano. Nunca tente dar um “jeitinho” com um oficial italiano, que será preso com certeza.

Entenda o contrato de Aluguel na Itália

Alguns Youtubers dizem que o aluguel na italia é fácil. E apesar de as pessoas saberem que não será fácil, não imaginam quanto é difícil conseguir convencer um Italiano a fazer um contrato de aluguel, de alto risco.

Explico porque alto risco: um processo judicial de despejo na Itália custa pelo menos 2500 euros. E se o inquilino tiver filhos menores de 18 anos, não pode ser despejado.

Por outro lado, o proprietário do imóvel, precisa pagar 400 euros para registrar o contrato de aluguel na agenzia delle entrate, e mais 26% do valor que ele recebe de aluguel em imposto. Por isso os proprietários não tem interesse em alugar para uma pessoa que não tem renda comprovada na Itália e nem histórico de crédito italiano, que é o que ele conhece.

Agora pare e se coloque no lugar dele, para ver se vale a pena alugar um imóvel por 2 mil euros, para 4 meses? Lembre-se que você não conhece esta pessoa e não tem como tirar referencias dela. A única informação que se tem é um contato por e-mail. Pois, nem a voz tem como ouvir, já que ela normalmente não fala italiano. Mesmo que a pessoa te pague tudo antecipado, se ela não sair do imóvel, você terá grandes problemas. Seu rendimento liquido com o aluguel, retirando a taxa de registro e os impostos é de 1.080 euros para 4 meses, sem poder alugar este imóvel para outro italiano, que não te apresenta riscos. Por isso, ninguém vai responder seus pedidos de aluguel na Italia, quando você envia e-mail.

Imobiliárias

Aluguel na Italia – Uma outra alternativa seria entrar em contato com uma imobiliária italiana para ela fazer a intermediação com o proprietário.

Na Itália, quem paga a agencia imobiliária é tanto do inquilino como o proprietário do imóvel, normalmente um aluguel cada um.

Mas sempre fique esperto e pergunte se a casa tem Termo Capoto ou se o custo de aquecimento é pago pelo proprietario, pois uma casa com sistema de aquecimento antigo, pode consumir facilmente 400 euros de gás por mês e você terá que pagar.

 

Aluguel na Itália – ultimas considerações

Outro fator importante quando o assunto é aluguel na Itália, é que os italianos conhecem pessoas, que já tiveram problemas com estrangeiros. Pois para eles é tudo a mesma coisa, independente se é africano, albanês, romeno, argentino ou brasileiro. Estou falando que conhecem, pois é verdade, conhecem mesmo, já que existem muitos estrangeiros na Itália, que vieram se aventurar, sem nenhum compromisso sério.

A maioria das imobiliárias que já conversei, sabem de casos onde estrangeiros que cometeram pequena avarias no imóvel e disseram que não foram eles.

Isso deixa qualquer europeu louco e eles não querem stress. Não é muito comum a vistória no imóvel, e caso tenha qualquer problema o proprietário tem hombridade e resolve sem questionar.

Mas quando o inquilino não faz o mesmo, a coisa complica, pois eles retém o valor da garantia (que é de 6 meses de aluguel normalmente) e não devolvem por nada. E ainda processam o inquilino, caso o custo do reparo seja maior que o da garantia.

O proprietário só aceita alugar um imóvel para um estrangeiro se esta tendo muita dificuldade em alugar, caso contrario nem responde ao pedido de aluguel na italia para cidadania.

Tenha muito cuidado antes de vir para Itália, negocie o imóvel antes, não deixe para a ultima hora, pois poderá voltar para o Brasil sem a cidadania italiana.

Peça aqui mais informações

 
Aluguel na Itália

logo whastassp logo whastassp  

Aluguel na Itália

Aluguel na Itália –  Se você pretende fazer o pedido da cidadania italiana, morando os 3 meses na Itália temos como ajudar em tudo.

Temos apartamento quarto e sala para alugar. Fotos acima.

Nosso trabalho é conferir sua documentação, antes de você vir para a Itália, e te assessoramos no pedido da cidadania italiana e estaremos à disposição da comune para ser seu interprete, durante todo o processo. 

O contrato de aluguel é feito pelo periodo necessario e sem multas ou taxas extras. Optando por nosso apartamento, os passos abaixo não são necessarios, pois eles explicam o processo de alugue, de outro imóvel na Itália.

 

O que é necessario saber antes do aluguel na Itália

Quase todas as semanas recebemos contatos de Brasileiros que estão na Itália e precisam de aluguel na Italia e não conseguem. Alguns estão aqui há semanas e não conseguem alugar um apartamento.

Isso acontece por um motivo muito simples, os contratos de aluguel na Italia são normalmente de 4 anos + 4 anos. E os Brasileiros querem um imóvel para 4 meses, durante o pedido da cidadania italiana. Caso consigam um emprego, podem até ficar morando, mas não querem um compromisso de longo prazo, o que faz muito sentido, para o Brasileiro, mas não faz tanto sentido para o proprietário do imóvel de outros imóveis.

Normalmente os proprietários exigem 6 meses de aluguel em garantia + os 4 meses que a pessoa vai ficar no imóvel, tudo pago de uma vez, no momento da assinatura do contrato.

Antes de seguir na explicação de como é possível alugar um imóvel para o pedido de cidadania italiana, vamos entender o próximo passo que é o pedido de Residência na Itália. Pois o aluguel do imóvel tem esta função, já que não é possível ficar em um AirB&B ou hotel, pois não é possível conseguir a residência morando nestes locais.

 

Como pedir a Residência na Itália?

No Brasil para se comprovar a residência, basta enviar a conta de agua, luz, telefone e etc, que já é suficiente para comprovar que alguém mora em determinado endereço.

O aluguel na Italia não é assim, cada imóvel do país tem um cadastro no governo federal, e este cadastro é gerenciado pela Agenzia delle entrate, que seria como a receita federal no Brasil. Toda vez que um Italiano muda de endereço, ele tem obrigação legal, sub pena de altas multas, de registrar este contrato de compra ou de aluguel, deste novo imóvel. Este registro é simples e normalmente o vendedor ou locador (proprietário do imóvel) quem faz, mas tem custo em torno de 400 euros, que é sempre pago pelo locador, e é onde temos o primeiro problema de um contrato de aluguel de 3 meses. E é claro que o proprietário não quer pagar este custo, para receber somente 3 meses de aluguel.

Uma vez com o contrato registrado, a pessoa pode ir até a Comune (prefeitura da cidade) para pedir que ela seja registrada como Residente na cidade, o que é um pré-requisito, para fazer o pedido da cidadania Italiana. 

Chegando ao departamento de pedido de residência, o oficial vai querer entender o porque um estrangeiro, com visto de turismo, quer solicitar o registro de residência. E a sua explicação será, que você vai fazer o pedido da cidadania italiana jure sanguini. O oficial deverá primeiro de encaminha para o departamento de cidadania e eles devem avaliar sua documentação e emitir um laudo, liberando você para ser registrado como residente. Com este laudo, você retorna ao pedido de residência e agora sim seu pedido de residência será aceito.

Gostaria de fazer uma ressalva nesta parte, pois os oficiais não falam inglês, português ou espanhol e se você não conseguir explicar em italiano e rápido, e ainda entender as perguntas que ele vai fazer, ele provavelmente vai ficar irritado. Você vai ouvir a pior frase que todos ouvem durante todo o processo de pedido de cidadania italiana “allora, vediamo, non riesco a fare la sua richiesta, ti raccomando trovare un interprete e tornare domani”. Após você ficar muito nervoso e se sentir muito encurralado, vai procurar um interprete, mas em cidades pequenas não tem quase pessoas que falam português, e é onde chegam até nós.

Sempre se sentindo injustiçados e com muita raiva, pois sentem que os oficiais da comune foram desrespeitosos e não tiveram boa vontade em ajudar. Recomendo calma, pois ficar nervoso vai criar uma ruptura no relacionamento que já iniciou com o pé esquerdo.

Ufa, passamos desta parte desagradável e agora podemos seguir. Uma vez feito o pedido de residência, agora é ir na delegacia de policia, explicar tudo e fazer a declaração anti-máfia. Dai é só esperar o vigile (policial) ir até sua casa para verificar alguns pontos, antes de aprovar sua residência.

Algumas perguntas importantes que serão feitas a você durante o processo.

1º O imóvel comporta você como residente? Cada um dos imóveis na Itália, foi projetado para uma quantidade de residentes, e se outra pessoa ainda estiver como residente neste imóvel, você terá que esperar ela ser retirada do cadastro para ser incluído. Ou também pode acontece de ser um apartamento que comporte 1 residente ou 1 casal, mas quando o policial chega, tem 2 camas de solteiro, o que demonstra que não é um casal. Neste caso seu pedido de residência será indeferido e terá que pagar a multa de rescisão do contrato de aluguel e fazer um novo aluguel na Italia.

2º O quarto que você dorme não tem a medida minima exige na comune ou é uma mansarda (casa com teto baixo). Nestes casos não se pode registrar a residência, pois o policial vai até o quarto e pedirá para abrir os armários para saber se as roupas são de homem ou de mulher e da idade aproximada de quem usa. Parece besteira, mas é assim que eles fazem, pois não querem ser enganados. Por isso quando for alugar o imóvel, certifique-se com o proprietário de que é possível fazer o pedido de residência.

3º Vícios do Imóvel: O policial vai verificar se o imóvel é possível de ser abitado, ou seja, não tem mofo, entulho ou outras coisas que possam comprometer a saúde de um residente.

Estando tudo certo o vigile vai embora e pode voltar para se certificar que realmente você mora ali. Muitas vezes ele nem vai no seu apartamento, ele vai somente nos vizinhos pergunta de você.

Falando assim parece que os policiais são uns dementes e mau educados, mas não é assim não, eles são sempre muito gentis e só querem realmente que a lei seja cumprida. Pois o compromisso deles é serio e cuidam muito dos detalhes, como todo italiano. Nunca tente dar um “jeitinho” com um oficial italiano, que será preso com certeza.

Entenda o contrato de Aluguel na Itália

Alguns Youtubers dizem que o aluguel na italia é fácil. E apesar de as pessoas saberem que não será fácil, não imaginam quanto é difícil conseguir convencer um Italiano a fazer um contrato de aluguel, de alto risco.

Explico porque alto risco: um processo judicial de despejo na Itália custa pelo menos 2500 euros. E se o inquilino tiver filhos menores de 18 anos, não pode ser despejado.

Por outro lado, o proprietário do imóvel, precisa pagar 400 euros para registrar o contrato de aluguel na agenzia delle entrate, e mais 26% do valor que ele recebe de aluguel em imposto. Por isso os proprietários não tem interesse em alugar para uma pessoa que não tem renda comprovada na Itália e nem histórico de crédito italiano, que é o que ele conhece.

Agora pare e se coloque no lugar dele, para ver se vale a pena alugar um imóvel por 2 mil euros, para 4 meses? Lembre-se que você não conhece esta pessoa e não tem como tirar referencias dela. A única informação que se tem é um contato por e-mail. Pois, nem a voz tem como ouvir, já que ela normalmente não fala italiano. Mesmo que a pessoa te pague tudo antecipado, se ela não sair do imóvel, você terá grandes problemas. Seu rendimento liquido com o aluguel, retirando a taxa de registro e os impostos é de 1.080 euros para 4 meses, sem poder alugar este imóvel para outro italiano, que não te apresenta riscos. Por isso, ninguém vai responder seus pedidos de aluguel na Italia, quando você envia e-mail.

Aluguel na Italia

Imobiliárias

Aluguel na Italia – Uma outra alternativa seria entrar em contato com uma imobiliária italiana para ela fazer a intermediação com o proprietário.

Na Itália, quem paga a agencia imobiliária é tanto do inquilino como o proprietário do imóvel, normalmente um aluguel cada um.

Mas sempre fique esperto e pergunte se a casa tem Termo Capoto ou se o custo de aquecimento é pago pelo proprietario, pois uma casa com sistema de aquecimento antigo, pode consumir facilmente 400 euros de gás por mês e você terá que pagar.

 

Aluguel na Itália – ultimas considerações

Outro fator importante quando o assunto é aluguel na Itália, é que os italianos conhecem pessoas, que já tiveram problemas com estrangeiros. Pois para eles é tudo a mesma coisa, independente se é africano, albanês, romeno, argentino ou brasileiro. Estou falando que conhecem, pois é verdade, conhecem mesmo, já que existem muitos estrangeiros na Itália, que vieram se aventurar, sem nenhum compromisso sério.

A maioria das imobiliárias que já conversei, sabem de casos onde estrangeiros que cometeram pequena avarias no imóvel e disseram que não foram eles.

Isso deixa qualquer europeu louco e eles não querem stress. Não é muito comum a vistória no imóvel, e caso tenha qualquer problema o proprietário tem hombridade e resolve sem questionar.

Mas quando o inquilino não faz o mesmo, a coisa complica, pois eles retém o valor da garantia (que é de 6 meses de aluguel normalmente) e não devolvem por nada. E ainda processam o inquilino, caso o custo do reparo seja maior que o da garantia.

O proprietário só aceita alugar um imóvel para um estrangeiro se esta tendo muita dificuldade em alugar, caso contrario nem responde ao pedido de aluguel na italia para cidadania.

Tenha muito cuidado antes de vir para Itália, negocie o imóvel antes, não deixe para a ultima hora, pois poderá voltar para o Brasil sem a cidadania italiana.

Aluguel na Italia