Aluguel na Italia

aluguel italia
aluguel italia

Aluguel na Italia

Aluguel na Italia – Quase todas as semanas recebemos contatos de Brasileiros que estão na Itália e precisam Alugar um imóvel e não conseguem. Alguns estão aqui há semanas e não conseguem alugar um apartamento.

Isso acontece por um motivo muito simples, os contratos de locação na Itália são normalmente de 4 anos + 4 anos. E os Brasileiros querem um imóvel para 3 meses, durante o pedido da cidadania italiana. E se der tudo certo, ficar morando, mas não querem um compromisso de longo prazo, o que faz muito sentido, para o Brasileiro, mas não faz tanto sentido para o proprietário do imóvel.

Para fazer o pedido da cidadania Italiana, é necessário ter o registro da pessoa como residente na Comune. Já para ser aceito como residente na comune, tem que ser residente de verdade, tendo uma casa funcional. Não se pode estar hospedado em um hotel, ou em aluguel do tipo Temporário (Airbnb). Tem que estar como hospede em uma casa ou ter um contrato de locação do imóvel, de longo prazo.

Entenda o contrato na Itália

Alguns Youtubers dizem que tudo é fácil. E apesar de as pessoas saberem que não será fácil, não imaginam quanto é difícil conseguir convencer um Italiano a fazer um contrato de aluguel, de alto risco.

Explico porque alto risco: um processo judicial de despejo na Itália custa pelo menos 2500 euros. E se o inquilino tiver filhos menores de 18 anos, não pode ser despejado.

Por outro lado, o proprietário do imóvel, precisa pagar 400 euros para registrar o contrato de aluguel na agenzia delle entrate, e mais 26% do valor do aluguel em imposto. Por isso os proprietários não tem interesse em alugar para uma pessoa que não tem renda comprovada na Itália e nem histórico de crédito italiano, que é o que ele conhece.

Agora para e se coloque no lugar dele, para ver se vale a pena alugar um imóvel por 2 mil euros, para 4 meses? Lembre-se que você não conhece esta pessoa e não tem como tirar referencias dela. A única informação que se tem é um contato por e-mail. Pois, nem a voz tem como ouvir, já que ela normalmente não fala italiano.

Vamos fazer contas, sobre aluguel na Itália

O proprietario faz um contrato e recebe 2 mil euros, ok! dai ele paga 400 euros para registrar o contrato + 520 euros de imposto (26%), ou seja, sobra 1.080 euros. Caso o estrangeiro não sai do imóvel e ele tem que gastar 2.500 euros com o advogado. E ainda não tem nenhuma garantia que vai receber os meses que a pessoa ficou no imóvel.

O contrato de aluguel na Italia é algo sério, que é registrado pelo governo. E não tem quase nenhuma clausula a ser negociada, é tudo padrão. Não é igual no Brasil, que é um contrato entre as partes.

Para desocupar o imóvel, o inquilino precisa enviar uma carta registrada para o proprietário com 6 meses de antecedência. Da data que vai desocupar o imóvel e isso praticamento não é negociável, pois, nenhum proprietário aceita a devolução antes. Só os youtubers falam que é possível negociar 3 meses de multa, pois, se o cliente der errado, vai pagar o que for para ser socorrido.

Aluguel na Italia – Visão dos italianos sobre os brasileiros

Outro fator importante quando o assunto é aluguel na Itália, é que os italianos conhecem pessoas, que já tiveram problemas com Brasileiros. Estou falando que conhecem, pois é verdade, conhecem mesmo, já que no passado muitos brasileiros vieram se aventurar na Itália, sem nenhum compromisso sério.

A maioria das imobiliárias que já conversei, sabem de casos onde Brasileiros cometeram pequena avarias no imóvel e disseram que não foram eles.

Isso deixa qualquer europeu louco e eles não querem stress. Não é muito comum a vistória no imóvel, e caso tenha qualquer problema o proprietário tem hombridade e resolve sem questionar.

Mas quando o inquilino não faz o mesmo, a coisa complica, pois eles retem o valor da garantia e não devolvem por nada. E ainda protestam o inquilino, caso o custo do reparo seja maior que o da garantia, é bem sério.

O proprietário só aceita alugar um imóvel para Brasileiro se esta tendo muita dificuldade em alugar, caso contrario nem responde ao pedido de aluguel na Itália.

Existe outro problema, que é quando se tem filhos menores de 18 anos, pois a lei Italiana, protege as crianças. E não aceita o despejo da família no caso de inadimplência, até as crianças completarem 18 anos.

Tenha muito cuidado antes de vir para Itália, negocie o imóvel antes, não deixe para a ultima hora, pois poderá voltar para o Brasil sem a cidadania italiana.

5 thoughts on “Aluguel na Italia

  1. Luciennne Miertschink says:

    Gostaria de entender melhor sobre o imposto de 26% sobre o valor do aluguel. Este imposto é cobrado mensalmente ou somente no momento da assinatura do contrato?

    • admin says:

      Boa tarde Lucienne
      A lei italiana prevê que todos os contratos de aluguel sejam registrados na Agenzia delle Entrate, que seria a Receita Federal no Brasil. Quando o proprietário apresentar o contrato na agenzia para o registro, ele tem que pagar uma taxa para o registro deste contrato e depois outra taxa no momento que o contrato for rescindido, totalizando em torno de 400 euros. Não existe como fazer seu pedido de residência na Comune sem ter um contrato de locação registrado na Agenzia Delle Entrate, pois isso seria como se o contrato fosse em “nero” ou seja, sonegando imposto. Já em relação à taxa de 26%, esta taxa é paga pelo proprietário do imóvel e não pelo inquilino, fica tranquila, mas sim ele tem que pagar sobre todos os meses que recebeu o aluguel.

      • Lucienne Miertschink says:

        Muito obrigada. Informações valiosíssimas para poder tomar decisões e me organizar para morar na Itália.

    • admin says:

      Boa tarde Ingrid. Podemos ajudar na negociação, como interpretes ou como intermediários, mas o caminho mais seguro é sempre definir primeiro a cidade para entrarmos em contato com a Comune e saber como esta sendo gerenciado o processo, se estão aceitando ou se precisa de agendamento antes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Dúvidas sobre cidadania Italiana?