Como tirar Cidadania Italiana

Como tirar Cidadania Italiana

Como tirar Cidadania Italiana? Esta é uma pergunta respondemos frequentemente, e gostaria de tentar explicar da melhor forma possível. Mas como existe muitos detalhes, terei que abordar pelo menos alguns, para não dar meia informação.

Quem tem direito a cidadania Italiana?

De antemão, todo filho, neto, bisneto, trineto ou tataraneto de um italiano tem direito a cidadania italiana.

Enfim, muitas pessoas me perguntam:

  • Se precisa falar italiano?
  • Se é necessário vir para a Itália?
  • É preciso viajar pelo Brasil para ir de cartório em cartório até conseguir as certidões?

A resposta é Não.

É necessário apenas as certidões. Portanto estamos falando de documentos de mais de 100 anos.

A busca das certidões, fazemos de forma simples e apesar de precisarmos de informações de onde seus familiares moraram no Brasil e até onde alguns foram enterados, mas não passa disso.

O pedido da cidadania italiana é simples. Basta agendar no consulado e ao passo que for chamado apresentar as certidões, com os formulários devidamente preenchidos.

Como resultado de entregar a pasta, seu pedido já esta em processamento e é só esperar em torno de 6 meses para emitir o passaporte e pronto, você e seus filhos e netos, passaram a ter acesso simples a Europa. Em síntese, viu Como tirar Cidadania Italiana, não é tão complexo.

Meu processo pode ser reprovado?

Se você apresentar todas as certidões exigidas:

  • Nascimento, casamento e óbito do antepassado italiano, assim como as mesmas certidões do filho dele + as mesmas do neto e etc até chegar em você.
  • não podem existir erros de grafia que coloquem em dúvida que você é realmente o descendente daquele italiano
  • tem que apresentar a CNN de naturalização, temos um artigo exclusivo sobre este tema, mas é simples e gratuito emitir
  • O direito civil italiano foi estendido as mulheres, somente em 1948. Os filhos que nasceram antes desta data, não receberam o direito automático a cidadania italiana. Neste caso é necessário entrar com um processo em Roma

Em conclusão, respeitando estas exigências, não existe motivo para seu pedido ser rejeitado.

Como tirar Cidadania Italiana, não é tão complexo como parece, percebe.

Busca das certidões na Itália

Como faço a busca das certidões na Itália?

Temos equipe especializada em busca de certidões na Itália, não é caro e nem demora muito.

O que as vezes acontece é não conseguir localizar nenhum vestígio da pessoa na Itália. Assim tentamos buscar outro parente, como um irmão ou esposa. Normalmente é possível localizar.

Uma vez localizada a pessoa, o prazo de emissão da certidão é em torno de 45 dias se for nascimento, e 90 dias se for batismo.

Como tirar Cidadania Italiana?

Esta é uma pergunta que respondemos muitas vezes ao dia e gostaria de tentar explicar da melhor forma possível, mas como existe muitos detalhes, terei que abordar pelo menos alguns, para não dar meia informação.

Quais são as formas de conseguir a sua cidadania italiana?

A forma mais comum é obter a cidadania por Jus Sanguinia, ou tirei de sangue.  Nesse tipo de processo você irá buscar quem são os seus descendentes que podem te passar o direito à cidadania, pode ser a sua avó, sua bisavó, pode ter mais de uma pessoa. E não tem limite de antecedentes, pode ser a sua trisavó, sem problema algum.

É importante preparar a árvore genealógica da sua família e todos os documentos, que precisam ser traduzidos por um tradutor juramentado e apostilados.

Além da maneira mais comum, é possível obter a cidadania italiana por casamento. Nesse caso o seu cônjuge que é italiano ou é tem cidadania italiana te passa o direito. É importante ressaltar que união estável não conta e é necessário ter pelo menos 3 anos de casamento para pedir a cidadania italiana por matrimônio.

Outra maneira de obter a cidadania é morando na Itália pelo menos por 10 anos ou sendo residente legal e um dos pais ascendentes. Nesse caso você tem direito à cidadania italiana por residência na Itália.

E claro, caso você tenha um filho na Itália, ele terá direito à cidadania ou caso você já tenha a cidadania italiana e tenha um filho (mesmo adotivo). Você já poderá pedir aos órgãos da Itália a cidadania italiana dele, que será mais fácil de conseguir.

E por último, existem casos especiais, onde a cidadania pode ser concedida a pessoas pertencentes a territórios que eram de impérios ligados à Itália ou beneficiários de tratados pós-guerra. E claro, o governo brasileiro pode pedir para alguns brasileiros cidadania especial. Existem vários caminhos que você pode percorrer, é importante fazer o acompanhamento do processo junto à uma assessoria. Assim você conseguirá ter clareza de todas as etapas do processo e ter todas as dúvidas esclarecidas por especialistas.

Caso tenha alguma dúvida, atendemos através do Whatsapp (11) 98104-0112 ou nos envie um e-mail contato@alvaraonline.com.br

Como tirar Cidadania Italiana

Como tirar Cidadania Italiana

Deixe um comentário

Precisa de ajuda?