Quanto tempo demora para conseguir a cidadania italiana?

Quanto tempo demora para conseguir a cidadania italiana?

Se sua dúvida é sobre quanto tempo demora para conseguir a cidadania italiana, o prazo para ter a cidadania italiana reconhecida varia em função do estado do Brasil que você mora. Por exemplo, quem mora no PR, SC, MG, ES ou RJ, normalmente em 1 ano a cidadania esta pronta, mas para os outros estados leva em torno de 5 anos.

Você pode também morar na Itália por pelo menos 4 meses e ter a cidadania italiana reconhecida também, mas neste caso é um processo mais complexo e envolve não só dinheiro para morar por este tempo na Europa, mas ter que permanecer lá por todo este tempo.

Já quando se fala em processo judicial por atraso no consulado, tome muito cuidado, pois não é facil e nem rapido, existe muitos riscos. Tenha certeza que vale a pena.

 

Quais são os documentos para cidadania italiana?

Se você tem a certeza da descendência italiana provavelmente está buscando quais são os documentos para cidadania italiana. O Brasil recebeu muitos italianos (principalmente nos períodos da guerra da unificação da Itália) e muitos de nós temos direito à dupla cidadania. O consulado Italiano estima que 30 milhões de brasileiras tem este direito.

E, sinceramente, esse é um diferencial que todos aqueles que possuem o direito devem correr atrás, pois é algo passado de gerações para gerações (desde que você tenha todos os documentos em mãos).

Então, por mais que seja trabalhoso unir todas as provas para abrir o processo, você irá facilitar – e muito – a dupla cidadania italiana aos seus filhos, netos e assim por diante.

Primeiramente, é preciso salientar que ter todos os documentos para cidadania italiana devidamente organizados não quer dizer que conseguirá se tornar um cidadão italiano tão rapidamente.

Quando o processo é feito inteiramente no Brasil ele costuma durar de 4 meses a 8 anos para finalizar, dependendo do consulado. Então, tenha calma e prefira ter todos os documentos em mãos, mesmo que isso demore mais, para começar o processo.

A documentação para cidadania italiana não varia de consulado para consulado, mas dependendo do Estado pode haver alguma sistemática diferente ou fichas cadastrais personalizadas.

De forma geral, para requerer a sua cidadania italiana será preciso ter em mãos:

  • Nascimento, casamento e óbito do antepassado italiano, assim como as mesmas certidões do filho dele + as mesmas do neto e etc. até chegar em você.
  • Não podem existir erros de grafia que coloquem em dúvida que você é realmente o descendente daquele italiano, mas se existem tem como ser retificados
  • tem que apresentar a CNN de naturalização, temos um artigo exclusivo sobre este tema, mas é simples e gratuito emitir
  • O direito civil italiano foi estendido as mulheres, somente em 1948. Os filhos que nasceram antes desta data, não receberam o direito automático a cidadania italiana. Neste caso é necessário entrar com um processo judical em Roma

Sendo assim, se a sua descendência italiana dá-se pelo seu tataravô e nenhum outro membro da família depois dele tem a cidadania, é preciso ter todas as provas de certidões até chegar àquela linhagem.

Como assim? Será necessário ter as devidas certidões dos seus tataravós, bisavós, avós e pais. Esse é um dos grandes motivos do empecilho de conseguir o acesso aos seus direitos Italianos.

Como podem ser documentos muito antigos, muitas vezes eles estão perdidos e sem qualquer registro.

 

Posso fazer a cidadania italiana na Itália?

Uma pergunta muito frequente é sobre a possibilidade de fazer a cidadania italiana na Itália. Sim, é possível realizar dessa forma e há prós e contras em conseguir a cidadania no país de origem.

O pró é que você conseguirá ter a cidadania em mãos muito mais rapidamente (o que é ótima para quem quer ter acesso à dupla cidadania com urgência). Entretanto, é um processo muito mais caro e você precisa morar por 3 meses na Itália.

Para muitas pessoas acaba se tornando inviável, sendo o Brasil a única possibilidade de ter acesso ao processo.

Em relação aos documentos para cidadania italiana, também é necessário ter em mãos todas as certidões.

E, detalhe, para você conseguir tirar a sua cidadania no próprio país é preciso ter residência fixa por lá.

 

A assessoria ajuda a encontrar os documentos para cidadania italiana

Em ambos os casos a assessoria cidadania italiana é uma opção muito interessante para garantir que o requerimento da cidadania ocorra da melhor forma possível e com chances de erros reduzidas.

Não é um processo simples, rápido e barato, apostar em ajuda especializada é um investimento que sempre gera economia por não ter que refazer a pasta, que é bem custosa. Ajudaremos com todos os trâmites e a faremos a busca de todas as certidões dos seus familiares. De qualquer forma, é sempre interessante fazer uma organização prévia de seus documentos para cidadania italiana, pois isso pode economizar muito tempo. Por último, a recomendação de assessoria para esses casos é a Alvará Online.

Quanto tempo demora para conseguir a cidadania italiana?

Quanto tempo demora para conseguir a cidadania italiana?