Minha Saga

busca antenato italia

Tenho as Certidões da Itália e agora?

Minha saga continua? Sim, mas calma a parte mais complexa você já fez, agora que você passou pelo primeiro e mais complicado obstáculo. Precisamos verificar alguns pontos importantes.

Cidadania por Linha Materna

Existe alguma mulher, descendente direta do Italiano. Na linha de transmissão do direito a cidadania, que teve um filho (seu pai, mãe ou avós) e nascido antes de 1848?

Para ficar mais claro, vejamos o exemplo abaixo:

No exemplo o italiano era seu Bisavô, e teve uma Filha, sua avó, e seu pai ou mãe é o filho (a) desta avó.

Caso seu pai ou mãe tenha nascido antes de 1948, você terá que fazer o pedido da cidadania por via judicial. O pedido via judicial é simples, pois existe jurisprudência de 2009, que garante este direito. Nosso advogado na Itália, entrará com uma ação judicial em Roma e em aproximadamente 1 ano, acontece a audiência. A decisão do juiz, sai normalmente em poucas semanas e o advogado, solicita o registro do seu nascimento na Comune. Pronto, agora é só ir no consulado e pedir o passaporte, neste caso, tudo é feito por procuração, não precisa vir para a Itália.

Caso seu pai ou mãe tenham nascido após 01/01/1948. Você pode fazer o pedido da cidadania italiana normalmente, por via administrativa no consulado ou na Itália.

É importante entender que o direito civil da mulher na Itália, só foi reconhecido em 01/01/1948. E por isso elas só puderam transmitir a cidadania, ou seja, um direito que ela recebeu do pai. Para seus filhos que nasceram após ela ter seu direito civil reconhecido pelo governo Italiano, o que aconteceu em 01/01/1948. Como a lei tem esta “inconsistência”, não se pode fazer o pedido diretamente na comune ou consulado.

Não adianta achar isso injusto e etc, lei é lei. Existe algumas tentativas de mudança desta lei na Itália atualmente, mas enquanto a lei for assim não tem como pedir a cidadania, sem ser por via judicial.

Correção de Grafia

Outro problema comum, que atinge 67% das pessoas. É que a certidão de nascimento do Italiano, na qual está escrito o nome do seu antepassado, pode ter o nome dele em Italiano e nas certidões brasileiras, o nome estar traduzido ou errado mesmo. Exemplo, no nascimento esta escrito Giovanni Liberati e no obito dele esta escrito João Liberato.

Para fazer o pedido da cidadania Italiana, é necessário solicitar a correção. Esta correção é de certa forma simples, o pedido pode ser feito diretamente ao cartório no Brasil, o qual tem o registro da certidão com o nome errado ou através de pedido judicial.

Este despacho judicial é simples e fundamental, pois seu pedido de cidadania, não será aceito sem a correção.

O cartório ou o juiz, deve exigir a certidão de nascimento APOSTILADA na Itália, para comprovar o nascimento do Italiano.

Somos especialistas no pedido de certidão de nascimento e batismo na Itália e no apostilamento. E enviamos esta certidão para você no Brasil, basta pedir neste mesmo site.

Peça aqui a certidão apostilada

Minha Saga continua na busca das certidões do Brasil

Na Itália, as certidões de nascimento (após 1870 aproximadamente) foram registradas na prefeitura, a qual, normalmente tem apenas 1 funcionário que faz a busca dos arquivos históricos, cuida das eleições, faz registro de novos fatos, como nascimento, casamento e óbito. E ainda cuida da estatística da população para os censos que são obrigatórios.

Este profissional é normalmente muito organizado, e a última prioridade dele é a busca de certidões históricas. Por isso é necessário ter paciência e não provoca-lo com cobranças. A insistência tem o mesmo efeito de provocar um funcionário público desmotivado no Brasil, seu pedido fica de lado.

Todo pedido de certidão feito sem respeito ao tempo do oficial, ficam sem resposta, eles simplesmente deletam. O pedido tem que ser bem feito e com indícios claros e muito bem detalhados, afim de comprovar que é daquela cidade. A maioria dos pedidos tem pelo menos 5 paginas.

Imagina os cartórios Brasileiros sendo operados por apenas 1 pessoa. É o que acontece na Itália e funciona, mas lembre-se que a memória deste oficial é boa. E ele tem anotado tudo que é feito, e por isso você pode perder todo seu trabalho se não contratar uma empresa séria, para falar com este profissional, caso ele se sinta desrespeitado, nenhuma resposta no futuro será positiva e não se tem o que fazer a respeito.

No Brasil a busca deve ser feita da mesma forma, com respeito e muita paciência. Ligue para os cartórios e tenha paciência, pois você pode precisar deles para a correção de grafia no futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *