Dupla cidadania italiana

dupla cidadania italiana

As perguntas que recebemos sobre Dupla Cidadania Italiana, normalmente são de 2 assuntos diferentes, a primeira que busca saber como se pode fazer o pedido da cidadania Italiana e assim ter a dupla cidadania. E a segunda, que busca saber se quando a pessoa consegue a cidadania italiana, como resultado ela tem que abrir mão da cidadania Brasileira.

Para obter a dupla cidadania italiana, o requerente deve apresentar as certidões de nascimento, casamento e óbito, de cada ancestral na linha direta até o italiano, para que elas comprovem que ele é descendente de um italiano.

Estas certidões devem ser primeiramente localizadas e temos vários posts falando sobre o processo de localização das certidões na Itália. O que vamos abordar neste artigo, é falar sobre os impactos de ter a dupla cidadania, assim como as dúvidas.

Caso tenha dúvidas sobre o passo a passo para o pedido da dupla cidadania italiana, clique aqui para ir para um post, de acordo com resultado que busca.

Ao obter a cidadania italiana, você passa a ser um europeu e passa e ter as responsabilidades previstas nas leis da União Europeia e da Itália.

Estas leis, abrem direitos e deveres.

Direitos de quem têm dupla cidadania italiana:

Entrar e sair da Europa (trânsito livre) – sem a necessidade de visto

Esqueça filas de imigração, você não mais pegá-las depois de obter a sua dupla cidadania italiana. Você poderá transitar livremente pela Europa, não terá tempo máximo de permanência em nenhum país. Você será tratado como um cidadão europeu em qualquer cidadenia.

Trabalhar e morar na Itália e na Europa com dupla cidadania italiana

Você pode morar na Europa com descendentes, cônjuges e ascendentes, ou seja, com pais, filhos e cônjuges, podendo oferecer a eles os mesmos direitos que você tem, como europeu. Este direito possibilita a eles trabalharem e viverem legalmente com você na Europa

Poder abrir empresa e conta corrente na Europa

Quando você tem a dupla cidadania, você pode abrir conta em um banco europeu e também consegue abrir uma empresa na Itália. Para isso será necessário ter uma residência, ou pelo menos um endereço comercial.

Não precisar de visto para os Estados Unidos, me viagens com duração inferior a 3 meses

Outro benefício da dupla cidadania italiana é viajar para os Estados Unidos e ser possível ficar no país por até 90 dias com o visto eletrônico. Além de ser mais rápido é mais barato que o processo usual com o consultado americano.

Poder fazer o pedido de visto de residência nos Estados Unidos e morar lá legalmente

A dupla cidadania além de facilitar a entrada nos Estados Unidos, facilita no seu pedido de visto permanente ou de trabalho no país.

Fazer investimentos e se residir na Itália declarar seu Imposto de renda na Itália

Sendo cidadão italiano com a dupla cidadania você pode mudar a sua residência fiscal para lá e também quando se aposentar, se aposentar sendo cidadão italiano e se aproveitar do sistema previdenciário do país.

Utilizar o sistema público de saúde, que é excelente e gratuito

Além do sistema público italiano de saúde, você conseguirá aproveitar também o sistema educacional para os seus filhos (ensino médio e faculdades) e com valor reduzidos e possibilidade de conseguir bolsas europeias.

Por fim, seus filhos podem estudar na Itália em qualquer universidade, pagando um valor simbolico anual, inclusive se fizerem medicina em Bologna, que é uma das melhores do mundo

E muitos outros benefícios

Deveres de quem têm Cidadania Italiana:

Manter seu endereço e estado civil atualizado, logo que se case ou se divorcie você é obrigado a informar o consulado

Independentemente de onde esteja, você precisa informar ao governo nacional a sua situação atual. Mudança de estado civil, nascimento de filho, mortes na família e endereço atual.

Fazer declaração de Imposto de Renda na Itália, como resultado de ter morado mais de 180 dias durante o ano, em território italiano

Caso more na Itália por mais de 180 dias ou caso possua bens e imóveis no país, deve prestar contas com o pagamento de taxas e impostos, sob pena de perda da sua propriedade.

Não declarar endereço falso

Manter o governo nacional informado é importante e sempre forneça as informações corretas, caso contrário corre risco de perder o seu direito à cidadania e responder legalmente por essa pena.

Não é dificil respeitar as exigencias italianas para Italianos que vivem no exterior, que é o caso e o desrespeito pode gerar o cancelamento do direito a cidadania italiana concedida

Resumo

A dupla cidadania italiana é uma vantagem para você e seus descentendes.

O processo para o pedido da dupla cidadania Italiana exige a apresentação das certidões de nascimento, casamento e óbito do antepassado italiano + as mesmas certidões do filho dele + as mesmas do neto e etc até chegar no requerente.

A busca destas certidões nem sempre é simples e podemos ajudar tanto no Brasil como na Itália. Lembre-se que é um processo necessario e sem ele não tem como fazer o pedido da cidadania italina

My Heritage, pode conter informações que podem ajudar na busca

Caso tenha alguma dúvida, atendemos através do Whatsapp (11) 98212-5281 ou nos envie um e-mail contato@alvaraonline.com.br

dupla Cidadania Italiana

Dupla Cidadania Italiana

Dupla cidadania italiana

Deixe um comentário