Consulado Italiano

consulado italiano

Consulado italiano – O pedido de cidadania Italiana pode ser feita no consulado italiano, o qual o Estado que você mora pertence. Não é necessário ir para a Itália para fazer o pedido, esta viagem é opcional e é uma boa opção para quem urgência ou pretende morar na Europa.

Cada consulado Italiano no Brasil trabalha de um forma. Os procedimentos internos são similares, mas não idênticos. Vamos descrever a particularidade de cada, logo abaixo, mas antes, gostaria de fazer uma breve explicação sobre a cidadania italiana.

Quem tem direito a cidadania Italiana?

Consulado Italiano – O reconhecimento da cidadania Italiana Iure Sanguinis, ou popularmente conhecida com cidadania ligação sanguínea, é um direito de nascimento, que todos os descendentes de italianos tem.

Este direito pode ou não ser exercido, por este descendente, ou seja, não é obrigatório que o filho do italiano faça o pedido da cidadania para o neto, dele, tenha direito a cidadania italiana. Em poucas palavras, qualquer um que seja descendente do italiano, pode fazer o pedido direto, sem precisar envolver nenhum outro parente. Outa informação que nos perguntam muito é se existe limite de gerações, para fazer o pedido da cidadania italiana. A resposta e que Não existe limite de Gerações, pode ser o bisneto, trineto ou tataraneto, sem nenhum problema.

O que muda na pratica é conseguir comprovar a descendência, pois é necessário apresentar as certidões de nascimento, casamento e óbito do Italiano + as mesmas certidões do filho dele + as mesmas do neto e etc. até chegar no requerente. Mas para localizar a certidão de nascimento antes de 1870 na Itália, não é fácil e nem sempre é possível.

Caso queira mais informações sobre o passo a passo do pedido da dupla cidadania, temos um post especifico sobre isso, basta clicar no link abaixo, ou se quiser saber sobre o procedimento via consulado, continue lendo.

Cidadania italiana passo a Passo

Qual a diferença entre fazer o pedido da cidadania no Consulado Italiano ou na Itália?

A lei italiana prevê que o pedido da cidadania deve ser feito no órgão italiano ao qual a residência do requerente faça parte. Ou seja, se você mora na Itália deve fazer o pedido na Itália, mas se mora no Brasil, deve fazer o pedido no consulado italiano.

Se você já ouviu pessoas falando que foram para a Itália fazer o pedido da cidadania, sim é possível, desde que a pessoa mude para a Itália, alugue um apartamento com contrato de aluguel de longo prazo e more neste imóvel.

As pessoa que vão para a Itália, para fazer o pedido da cidadania italiana, precisam aguardar entre 3 e 4 meses para a cidadania ficar pronta. Depois rescindem o contrato de locação e voltam para o Brasil ou vão para outro país. Mas esta pratica pode ser considerada fraudulenta, pois fazer residência e ir embora, dependendo dos ritos que foram seguidos, podem apresentar falhas e o processo de cidadania pode ser cancelado. Como todo os anos acontece, com milhares de Brasileiros que perdem a cidadania italiana.

Caso opte em fazer o pedido da Cidadania Italiana Consulado, siga a lista abaixo. Existem vários consultados italianos no Brasil, como por exemplo no Estado de São Paulo e no Estado do Paraná.

Consulado Italiano Porto Alegre – Estado do Rio grande do Sul

Consulado italiano Curitiba – Estado do Paraná e Santa Catarina

Consulado Italiano SP – Estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre, pertencem ao Consulado italiano Sao Paulo

Consulado Italiano RJ – Estado do Rio de Janeiro e Espirito Santo

Consulado Italiano BH – Estado de Minas Gerais

Consulado da Italiano Recife – Estados da Região Nordeste do Brasil

Embaixada Italiana em Brasília – demais estados brasileiros

Caso tenha alguma dúvida, atendemos através do Whatsapp (11) 98104-0112 ou nos envie um e-mail contato@alvaraonline.com.br

Consulado italiano

Deixe um comentário