Como Tirar Cidadania Italiana

A nacionalidade italiana é o sonho de muitos brasileiros e por sermos um país miscigenado, muitos são aqueles que possuem o direito à dupla cidadania. Quer saber como tirar cidadania italiana?!

Já de antemão é importante esclarecer que não é um processo fácil e nem muito barato. Se você pretende morar na Europa ou ter um passaporte europeu, entenda que isso pode demorar varios anos.

Então, caso você suspeite ou já tenha certeza do seu direito como italiano, já pode começar a organizar as suas documentações para acelerar o processo o máximo que puder.

Caso precise de ajuda, conte conosco que podemos fazer a busca de todas as certidões para você.

Como tirar a cidadania italiana: tenha o direito

Muitos acham que tem o direito à cidadania italiana apenas pelo nome ou por saber que algum parente distante viveu na Itália, mas não é bem assim. O primeiro passo para saber como tirar cidadania italiana é descobrir se tem o direito.

A nacionalidade é dada pelo que chamam de “direito de sangue” ou “jus sanguinis”. Ou seja, para você se tornar um cidadão italiano (com cidadania, passaporte e todos os direitos de um conterrâneo) deve ter alguma ligação sanguínea.

Isso quer dizer que basta um teste de DNA?! Infelizmente não é simples assim, a comprovação se dá pelas documentações! Ou seja, você precisa de todos os documentos dos seus antepassados até encontrar o primeiro elo que é naturalizado na Itália.

Se o seu bisavô, por exemplo, era italiano e ninguém da família (filho ou neto dele) fez o pedido da cidadania, então você precisa dos documentos dele, dos seus avós e dos seus pais para que o pedido da cidadania italiana possa ser feito.

As certidões que devem ser apresentadas são:

  • Certidão de nascimento, casamento, óbito e CNN Naturalização do seu antepassado Italiano
  • Certidão de nascimento, casamento e óbito do filho deste antepassado italiano
  • Certidão de nascimento, casamento e óbito do neto dele
  • e etc até chegar no requerente, que deve apresentar:
  • Certidão de nascimento, casamento(s), nascimento dos filhos menores de 18 anos e caso seja divorciado, a segunda via do processo de divorcio.

Como tirar a cidadania italiana: passo a passo

Entendido o seu direito, agora vamos conhecer um pouco melhor como tirar cidadania italiana. O primeiro passo é saber quem da sua família lhe dará o direito à cidadania.

Sabendo que você tem o direito ao pedido, o próximo passo é acessar o site do consulado da Itália que atende o estado que você mora, em qualquer país do mundo. Existem muitos consulados e cada um tem uma regra, não é existe padrão geral de prazo para atendimento ou de necessidade de retificação ou não de certidão ou prazo de validade das certidões, por isso é importante conhecer a regra de cada um.

A dica é ler e entender no detalhe, pois são muitos detalhes, ou contratar nosso serviço, que faremos todo o processo, possível de ser feito por um terceiro.

Continuando sobre como conseguir cidadania italiana, após entregar todos os documentos ao consulado é preciso esperar para que o processo seja avaliado. E quanto tempo isso demora? Normalmente entre 6 meses e um ano, sua cidadania estará pronta, após a entrega da pasta no consulado.

Quando aprovado será possível entrar com pedido de passaporte para ter acesso a morar na Europa ou pedir o Gree Card americano.

Como tirar cidadania italiana pode parecer fácil na teoria e até é se você tiver todos os documentos em mãos e se conhecer os detalhes, caso contrario seu projeto será reprovado dezenas de vezes e você gastará sempre tudo novamente.

Conte com a ajuda de profissionais

Agora, se você quer saber como tirar a cidadania italiana da maneira mais descomplicada possível, talvez contar com uma assessoria pode ser a resposta.

Isso porque é um processo complexo – principalmente para quem não sabe nem por onde começar – e pode acontecer de você perder muito tempo justamente por não conhecer todos os pormenores da transação.

Além disso, encontrar todas as documentações também pode ser difícil se não houver uma organização da família. A dica final para como tirar cidadania italiana é Alvará Online.

Como Tirar Cidadania Italiana