Cidadania Italiana Via Materna
Cidadania italiana via materna – O Brasil é um país que recebeu muitos italianos e, por isso, muitos possuem o direito à dupla cidadania italiana, entretanto, o sobrenome não garante que você é será um cidadão europeu. Descubra mais sobre quem tem direito a cidadania italiana.
Talvez esse seja um dos maiores questionamentos, principalmente quando vemos pessoas com parentes muito distantes e que mesmo assim conseguiram tirar cidadania italiana.
De fato, a Itália “oferece” a cidadania para muitos, mas para conseguir tirá-la na prática não é tão simples quanto parece. Há um trâmite muito complexo, demorado e relativamente caro por trás.
Se você quer usufruir de um passaporte europeu, descubra se é um dos italianos pelo Brasil!
Cidadania italiana: quem tem direito a requerer
Primeiramente, a cidadania italiana – quem tem direito – dá-se pelo sangue. É realmente avaliando a sua árvore genealógica que você saberá se tem ou não o poder de exercer o jus sanguinis, ou seja, direito de sangue.
Caso você tenha um tataravô ou trisavô ou bisavô ou avô que é italiano, então você pode entrar com o pedido da cidadania italiana.
Isso quer dizer que você poderá morar na Itália como um nativo? Isso mesmo, com todos os direitos e deveres.
Então, como você já deve estar imaginando, a cidadania italiana – quem tem direito – tem grande relação com seu sobrenome, principalmente se ele for bem tradicional da terra das massas.
É um indicativo de que em algum lugar da sua família há alguém que morou na Itália e era, de fato, um italiano.
Mas, lembrando que quem tem direito à cidadania italiana são somente aquelas pessoas que conseguem provar esse vínculo. Caso contrário, a Itália teria que nacionalizar milhões de pessoas espalhadas pelo mundo!
Casos de Cidadania italiana via materna
Na Itália o direito à cidadania foi reconhecido a mulher em 1948, e para explicar vou dar um exemplo: se seu bisavô é italiano e a filha dele, sua avó, teve seu pai antes de 1948, sua avó ainda não tinha o direito à cidadania quando seu pai nasceu e por isso seu pedido a cidadania não pode ser feito no consulado. Em 2009 foi criada uma jurisprudência na Itália que tem o nome de cidadania por via materna, e esta jurisprudência acabou com esta discriminação, por isso é possível fazer o pedido da cidadania sem problemas, mas através de processo judicial na Itália que leva 18 meses em média e tem o custo de 3.200 euros para o primeiro requerente + 500 euros por requerente adicional, que pode ser filhos, irmãos, primos e etc, desde que descendentes do mesmo italiano
O processo judicial é de certa forma simples, pois são milhares de pessoas que entram no mesmo caso. O que realmente importa neste caso é não ter dúvidas que você tem ligação sanguinea com o italiano e isso as certidões de nascimento, casamento e óbito, provam. Caso precise de ajuda para localizar a sua documentação, temos equipe especializada que faz a busca no Brasil e na Itália.
Cidadania Italiana: quem tem direito deve ter TODOS os documentos
E o que isso quer dizer? Que você realmente pode ter o direito, mas que nem sempre irá conseguir adquirir a sua cidadania ou passaporte, pois pode não ter como provar.
E isso acaba sendo muito comum, porque mesmo aqueles que têm conhecimento de um parente italiano pode não ter todas as suas documentações, visto que os documentos acabam se perdendo com o passar dos anos.
Sendo assim, cidadania italiana: quem tem direito? Quem tem como PROVAR a sua descendência italiana. Aí que mora a dificuldade… É claro que é um processo demorado e burocrático, mas a parte mais difícil é realmente ter tudo em mãos.
Há alguns casos em que os documentos estão na própria Itália, sendo necessário fazer uma viagem para reunir todas as informações. Claro que a internet facilitou tudo, mas mesmo assim isso pode ser um grande empecilho.
Agora, se você já tem em mãos todas as certidões, então já pode partir para o requerimento perante o consulado. Basta marcar no consulado italiano mais próximo e verificar os documentos necessários (incluindo formulários).
Normalmente os sites do consulado têm uma relação com os documentos e formulários (que podem variar de consulado para consulado) que irão integrar o processo.
Problema resolvido? Não, tudo terá que ser julgado e aprovado, podendo demorar de 6 a 10 anos para que todos os trâmites sejam liberados.
Conte com nossa assessoria para garantir o processo
Quando ninguém da família tem muito conhecimento sobre isso, incluindo você, tudo acaba se tornando mais difícil. Se você deseja fazer uma consulta prévia, recomendamos acessar o site familysearch.org pois lá tem muita informação de qualidade.
De qualquer maneira, contar com uma assessoria nesse momento pode ser a forma menos problemática e exaustiva de abrir esse processo. Será difícil de qualquer forma, mas uma assessoria irá descomplicar – e muito – tudo isso.
Então, sabendo sobre cidadania italiana via materna, resta encontrar alguém experiente para lhe ajudar com todos os passos que devem ser seguidos. Nos do Alvará Online somos especialistas e podemos ajudar.