Cidadania Italiana Consulado

Cidadania Italiana Consulado

Cidadania Italiana Consulado

O pedido de cidadania Italiana consulado, pode ser feito no consulado da Itália mais próximo de sua casa. Não é necessario ir para a Itália para fazer o pedido, esta viagem é opcional para quem urgência ou pretende morar na europa.

Cada consulado da Italia no Brasil trabalha de um forma e os procedimentos são similares, mas não idênticos. Vamos descrever a particularidade de cada, logo abaixo, mas antes, gostaria de fazer uma breve explicação sobre a cidadania italiana.

Quem tem direito a cidadania Italiana?

Cidadania Italiana Consulado – O reconhecimento da cidadania Italiana Iure Sanguinis, ou popularmente conhecida com cidadania ligação sanguínea, é um direito de nascimento, que todos os descendentes de italianos tem.

Este direito pode ou não ser exercido, por este descendente, ou seja, não é obrigatório que o filho do italiano faça o pedido da cidadania para o neto dele tenha direito. Em poucas palavras, qualquer um que seja descendente do italiano, pode fazer o pedido direto, sem precisar involver nenhum outro parente. Não existe limite de gerações, pode ser o bisneto, trisneto ou tataraneto.

O que muda na pratica é conseguir provar a descendência, pois é necessario apresentar as certidões de nascimento, casamento e óbito do Italiano + as mesmas certidões do filho dele + as mesmas do neto e etc. até chegar no requerente. Mas para localizar a certidão de nascimento antes de 1870 na Itália, não é fácil e nem sempre é possível.

Caso queira mais informações sobre o passo a passo do pedido da dupla cidadania, temos um post especifico sobre isso, basta clicar no link abaixo, ou se quiser saber sobre o procedimento via consulado, continue lendo.

Cidadania italiana passo a Passo

Qual a diferença entre fazer o pedido da cidadania no Consulado ou na Itália?

A lei italiana prevê que o pedido da cidadania deve ser feito no órgão italiano ao qual a residencia do requerente faça parte. Ou seja, se você mora na Itália deve fazer o pedido na Itália, mas se mora no Brasil, deve fazer o pedido no consulado da Itália.

Se você já ouviu pessoas falando que foram para a Itália fazer o pedido da cidadania , sim é possível, desde que a pessoa mude para a Itália, alugue um apartamento com contrato de longo prazo e more neste imóvel.

As pessoa que mudam precisam esperando entre 3 e 4 meses para a cidadania ficar pronta, para depois poder rescindir o contrato de locação, e poder mudar de cidade ou país, mas é considerado fraude, fazer isso fixando residencia e assinando uma declaração de residencia, sem ela ser verdadeira. A penalização, é a perda da cidadania concedida, como já aconteceu com milhares de brasileiros.

Caso opte em fazer o pedido da Cidadania Italiana Consulado, siga a lista abaixo.

Consulado da Itália em Porto Alegre – Estado do Rio grande do Sul

Consulado da Itália em Curitiba – Estado do Paraná e Santa Catarina

Consulado da Itália em São Paulo – Estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre

Consulado da Itália no Rio de Janeiro – Estado do Rio de Janeiro e Espirito Santo

Consulado da Itália em Belo Horizonte – Estado de Minas Gerais

Consulado da Itália em Recife – Estados da Região Nordeste do Brasil

Embaixada da Itália em Brasilia – demais estados brasileiros

Cidadania Italiana Consulado

8 thoughts on “Cidadania Italiana Consulado

    • admin says:

      Boa tarde, o valor da certidão de nascimento na Itália de seu avô ou avó é de R$ 699,00. Você ainda terá o custo de aproximadamente R$ 80,00 de cada certidão Brasileira que devem ser o nascimento e obito do avô + nascimento e casamento do pai ou mãe + seu nascimento. Dai é seguir os passos que o consulado escolhido informar, como tradução e apostilamento. Mas o custo sempre depende muito da quantidade de certidões, se existem divórcios e se tem erro de grafia.

  1. cesar a.b., cavazzola says:

    Bom dia
    Esta fazendo dois anos que agendamos no consulado de Porto Alegre, tenho ate o numero do agendamento, porem não consigo falar com eles.
    Qual seria sua ideia.
    sou de Passo Fundo-RS.
    att,.cesar

    • admin says:

      Boa tarde Cesar
      Realmente estamos tendo relatos de clientes que o consulado de Porto Alegre esta levando 5 anos para chamar. É possivel entrar com o pedido judicial na Itália, pois o consulado não cumpriu a lei italiana de até 2 anos na fila de espera, mas este processo é custoso e leva 18 meses, não sei se compensa por uma diferença de 1 ano aproximadamente. Eles estão chamando agora até o agendamento de numero 13.400.

    • admin says:

      Boa tarde Nereida
      Para você fazer o pedido da cidadania Italiana, será necessario apresentar a certidão de nascimento, casamento e óbito do seu bisavô italiano + as mesmas certidões do filho dele (seu avo) + as mesmas do neto dele (seu pai ou mãe) + seu nascimento e casamento + o nascimento dos seus filhos menores de 18 anos. É necessario emitir também a certidão de Não Renuncia dele a cidadania Italiana, que se chama CNN Naturalização, mas é muito simples de emitir e é gratuita. Temos um post sobre este assunto

  2. Celso L. Pampuri says:

    Favor informar a forma possível para a obtenção Cidadania Italiana de meu filho
    Márcio Cavalcanti Pampuri (Protocolo 523/2015) e o valor correspondente às despesas.
    Grato,
    Engº.Celso Pampuri .

    • admin says:

      Boa tarde Celson
      Como se trata de um processo que preciso saber um pouco mais da quantidade de certidões que serão necessarias, vou te enviar um email explicando.
      abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Dúvidas sobre cidadania Italiana?